Turistando em Santos: 10 lugares que você precisa conhecer

17/10/2017

Maior cidade do litoral paulista, Santos possui grande importância histórica, já que acompanhou o crescimento e a evolução do Brasil desde seus primeiros anos de colônia até os dias atuais! Separamos alguns pontos imperdíveis para quem quer conhecer melhor essa cidade. Aproveite e visite todos eles de Cabify [purple heart]

1. Jardim da Orla de Santos
Patrimônio histórico da cidade e considerado o maior jardim de orla do mundo, ele chama a atenção e encanta moradores e turistas com sua grande quantidade de árvores, estátuas, fontes, praças, palmeiras, e diversas atrações. Dá para passear a pé ou de bicicleta, pela ciclovia, para conferir o jardim. E ah, é bom aproveitar que agora na primavera as flores começam a desabrochar, deixando a paisagem ainda mais linda!

2. Museu do Café
Seu prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, no centenário da independência do Brasil e, até o fim dos anos 1970, funcionou como a Bolsa do Café. O museu chama atenção por sua arquitetura, pinturas e vitrais e é ótimo para conhecer mais sobre a história do principal produto brasileiro de exportação no final do século XIX. Nele, você encontra exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria!

3. Teatro Coliseu
É o maior teatro da cidade, tem capacidade para mil espectadores, foi inaugurado em 1909 e tombado em 1989. Foi nele que, em 1929, estreou o cinema falado em Santos! Ele também recebeu os principais musicais, concertos, óperas, peças teatrais e outros espetáculos de companhias nacionais e internacionais.

4. Basílica Santo Antônio do Embaré
Foi inaugurada em 1945 e construída no estilo da arquitetura neogótica. Ela fica em frente à praia e se destaca no meio de prédios residenciais. Se você curte música, vai adorar saber que a parte de cima da igreja é dedicada à música e tem um órgão com mais de 4 mil tubos e a imagem de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

5. Pinacoteca Benedito Calixto
Instalada em um casarão construído no início do século XXI por uma família alemã, a Pinacoteca é um importante espaço cultural de Santos, com cursos, eventos para adultos e crianças, biblioteca, galeria de mostras temporárias e jardins. Foi nomeada Benedicto Calixto em homenagem ao pintor que se dedicou a retratar e estudar a cidade de Santos e região.

6. Monte Serrat
Fica a 157 metros acima do nível do mar. Seu topo tem uma vista 360 graus da cidade e para chegar lá é preciso subir uma escadaria de mais de 400 degraus ou pegar o bondinho funicular. Lá estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, que foi construído em 1603.

7. Centro Histórico
É um importante acervo histórico do país, com edifícios e monumentos que representam diferentes períodos. Andar por suas ruas é como fazer uma viagem no tempo: diversas construções são da época em que a cidade estava se desenvolvendo e há bondes originais restaurados, da época em que os bondes eram um dos principais meio de transporte da cidade!

8. Museu Pelé
Inaugurado em 2014 em homenagem ao ex-jogador Edison Arantes do Nascimento, o Pelé, o museu conta com 2.545 itens expostos, como fotografias, camisas e chuteiras. Além desses, outros 400 itens estão na reserva, para serem expostos em mostras futuras.

9. Igreja e Estação Valongo
Uma das primeiras igrejas do país, fundada em 1640 e antes usada como convento,em 1922 passou a ser uma igreja. Suas paredes são revestidas por murais de azulejos dos anos 1930, no estilo barroco. A estação de trem do Valongo, inaugurada em 1867, foi a primeira estação do estado de São Paulo. O prédio hoje abriga a Secretaria de Turismo da cidade.

10. Emissário Submarino de Santos
Oficialmente chamado Parque Municipal Roberto Mário Santini, foi inaugurado em 1978 visando difundir o esgoto tratado de Santos e São Vicente mais profundamente no mar. O Emissário é um ótimo local para fotografar em Santos, nele tem uma escultura feita por Tomie Otake, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa, grafitti, uma pista de skate e uma vista linda da orla da praia.

E você, tem alguma outra sugestão de local imperdível em Santos?

Read next

Cabify no Brasil: há 1 ano movimentando histórias

Junho é o mês do nosso aniversário de um ano no Brasil. Tem sido um tempo de muito aprendizado e novas experiências! Chegou a pensar em quantas histórias nós vivemos juntos? Já fomos o transporte oficial de casamentos, estampamos nossa carinha no uniforme de um time de futebol, levamos 3 gatin...

Read more...

Dia das Mães mais doce: veja o que te espera nos nossos carros domingo

Nosso maior orgulho é transportar com conforto e segurança o melhor presente que sua mãe já recebeu: você.

Por isso, dia 14 de maio será um dia muito especial nos carros da Cabify: vários carros estarão equipados com kits de cookies da linha Sense Premium, da Dauper. No domingo, chame seu Cabify e você poderá encontrá-los.

Read more...

Obrigada por esse 1 ano, Porto Alegre <3

Setembro é o nosso mês de aniversário. Nesse 1 ano de cidade, transformar a mobilidade urbana em uma experiência única de qualidade foi apenas uma de muitas outras conquistas que vieram. Nesse tempo, aconteceu tanta coisa:

Read more...